Ecopolítica - Sérgio Abranches

Ecopolítica - Sérgio Abranches

Sinopse

Análise sobre as estreitas relações do meio ambiente com a política e a economia do mundo contemporâneo.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • A proposta do governo regulariza a bandidagem
    'A proposta do governo regulariza a bandidagem'
    Duração: 12min | 05/12/2019

    Ministro do Meio Ambiente disse que a Alemanha já teria concordado com a nova proposta para financiar ações de conservação da Amazônia. Sergio Abranches comenta: 'O que ele quer fazer com o Fundo Amazônia, que é regularizar a questão fundiária, é muito difícil que tenha apoio da Alemanha e, principalmente, da Noruega, principal financiador do fundo. Isso porque a proposta do governo regulariza a bandidagem, regulariza grileiro'.

  • Ricardo Salles vai para a COP-25 completamente descolado da realidade
    Ricardo Salles vai para a COP-25 'completamente descolado da realidade'
    Duração: 07min | 03/12/2019

    Sérgio Abranches fala sobre a COP-25 e a pequena participação brasileira. Segundo Abranches, o Brasil vai para a COP-25 com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, dizendo que vai pedir aos países desenvolvidos US$ 10 bilhões por ano para combater o desmatamento. 'Na verdade, o que ele vai ter que fazer lá é explicar porque a situação das tribos indígenas está como está e o aumento do desmatamento na Amazônia'.

  • É preciso elucidar o que se passou no Pará pois isso fere valores da democracia
    'É preciso elucidar o que se passou no Pará pois isso fere valores da democracia'
    Duração: 06min | 28/11/2019

    Sergio Abranches comenta ação da Polícia Civil de Alter do Chão, que prendeu quatro brigadistas acusados de cometer incêndio criminoso na região. Eles foram soltos nesta tarde.

  • Brasil tem uma atitude de omissão deliberada e está se reposicionando no Acordo de Paris
    'Brasil tem uma atitude de omissão deliberada e está se reposicionando no Acordo de Paris'
    Duração: 08min | 26/11/2019

    Sérgio Abranches fala sobre a emissão de gases do efeito estufa. Dados do relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alertam para o risco de a temperatura subir 3,2 graus, caso os países respeitem apenas os compromissos assumidos no Acordo de Paris. 'Nós estamos em um momento de predominância de governos hostis a essa ideia. São governos mais atrasados e retrógrados'.

  • É uma questão de tempo até a Amazônia virar uma savana
    'É uma questão de tempo até a Amazônia virar uma savana'
    Duração: 13min | 21/11/2019

    Abranches comenta o aumento de 30% no desmatamento e a declaração do ministro do Meio Ambiente, que já fala em reduzir o desmate legal na Amazônia para conter estes números. 'O desmatamento aumentou porque o Ibama foi anulado pelas ações do ministro. Além disso, o ICMBio foi desrespeitado, o Inpe também foi desrespeitado'. Ele faz um alerta: 'É uma questão de tempo até a Amazônia virar uma savana, um cerrado pobre, a não ser que a gente realmente tome medidas pra valer'.

  • As atitudes do governo são responsáveis pelo aumento do desmatamento na Amazônia
    'As atitudes do governo são responsáveis pelo aumento do desmatamento na Amazônia'
    Duração: 06min | 19/11/2019

    Sérgio Abranches analisou os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que revelou aumento de 29,5% no índice de desmatamento na Amazônia. O comentarista afirmou que o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e a omissão da Funai deram condições para que criminosos agissem na floresta brasileira.

  • Nenhum país do Brics é exemplar na área ambiental
    'Nenhum país do Brics é exemplar na área ambiental'
    Duração: 11min | 14/11/2019

    Rússia tem muito carvão e um grande passivo ambiental. China teve problemas de chuva ácida e emite muito gás de efeito estufa. Agora está mudando padrão de desenvolvimento. A África do Sul produz bastante etanol, mas tem lá seus problemas. Brasil tem seus retrocessos, como sabemos bem. Já a Índia investe mais do que o Brasil em energia alternativa e se comporta melhor. Acompanhe a análise de Sérgio Abranches.

  • Ninguém sabe qual é a saída para a Bolívia depois da renúncia
    'Ninguém sabe qual é a saída para a Bolívia depois da renúncia'
    Duração: 06min | 12/11/2019

    Sérgio Abranches analisou as consequências da decisão de Evo Morales de abrir mão da presidência do país. O comentarista afirmou que existe uma divisão entre os grupos que pediram a saída do ex-presidente. O mais correto politicamente é seguir a linha sucessória até que seja possível convocar novas eleições presidenciais na Bolívia.

  • Momento para fazer um leilão desses não poderia ser pior
    'Momento para fazer um leilão desses não poderia ser pior'
    Duração: 07min | 07/11/2019

    Pregão das reservas da cessão onerosa do pré-sal ocorreu em meio a queimadas e desmatamento na Amazônia com repercussão global e o vazamento de óleo nas praias nordestinas.

  • Omissão do governo pode gerar extinção de tribos indígenas mais vulneráveis
    'Omissão do governo pode gerar extinção de tribos indígenas mais vulneráveis'
    Duração: 05min | 05/11/2019

    Sergio Abranches analisa as investigações sobre a morte do indígena Paulo Paulino Guajajara, no Maranhão. O comentarista afirmou que o governo não quer se envolver com uma questão que é, constitucionalmente, federal. 'A falta de fiscalização em terras indígenas pode terminar em genocídio', opina Abranches.

  • Governo tem atitude pouco cooperativa na área do meio ambiente
    'Governo tem atitude pouco cooperativa na área do meio ambiente'
    Duração: 07min | 31/10/2019

    Ainda não se conhece a origem do óleo que vazou nas praias do Nordeste e que agora se aproxima de Porto Seguro, na Bahia. Sergio Abranches diz que governo falhou ao não acionar o protocolo de ação e passou a improvisar. 'Este é um governo que desconfia da questão ambiental, mais do que a protege'.

  • Trump entra em guerra com a Califórnia e provoca divisão na indústria automobilística
    Trump entra em guerra com a Califórnia e provoca divisão na indústria automobilística
    Duração: 05min | 29/10/2019

    Sérgio Abranches destaca a decisão de Trump de reduziu os padrões de economia de combustível e, portanto, de emissões de gás carbônico dos veículos em geral. Abranches explica que isso significa que os carros gastem mais combustíveis e poluam mais. A Califórnia informou que não vai mudar os padrões dela ajustados aos padrões de Obama. Trump mandou a agência ambiental notificar o governo da Califórnia para seguir as determinações do governo federal. Mas, uma lei de décadas dá aos estados os direitos de estabelecer os próprios padrões. Vinte e quatro estados dos Estados Unidos se alinharam à Califórnia nessa demanda judicial. Isso provocou uma divisão na indústria automobilística.

  • O governo continua errando em relação à contenção de danos nas praias
    'O governo continua errando' em relação à contenção de danos nas praias
    Duração: 06min | 24/10/2019

    Para Sérgio Abranches, o erro existe desde o princípio, quando se subestimou tanto a chance do acidente nas praias quanto o acidente em si. O Ibama, órgão responsável por estas questões ambientais, está desorganizado e foi montado com pessoas sem experiência.

  • Óleo nas praias do Nordeste: governo agiu com improviso e atraso
    Óleo nas praias do Nordeste: governo agiu com 'improviso' e 'atraso'
    Duração: 06min | 22/10/2019

    Sérgio Abranches analisa a postura do governo federal diante das mancha de óleo que estão atingindo as praias do Nordeste. 'O governo entrou atrasado na questão, não acionou o plano nacional de contingência para incidentes de poluição com óleo no tempo hábil e, portanto, não tinha muita noção com qual estrutura podia contar’. Sérgio Abranches disse que 'esse é o mais grave acidente que a gente tem com óleo na costa brasileira'.

  • Os efeitos da mudança climática na economia mundial
    Os efeitos da mudança climática na economia mundial
    Duração: 10min | 17/10/2019

    Abranches comenta os reflexos provocados pela crise climática, que extrapola, em muito, a questão meramente ambiental. Pois o assunto é central também para o FMI. A análise é de que o fundo sempre olha para 'riscos'. E a mudança climática é vista como uma categoria de risco importante. Em reunião do grupo, a presidente do FMI deu exemplos claros sobre estes reflexos econômicos.

  • A China está investindo bilhões de dólares para deixar de ser um agente poluente
    'A China está investindo bilhões de dólares para deixar de ser um agente poluente'
    Duração: 07min | 15/10/2019

    O país é um dos maiores poluidores do mundo, mas tem adotado medidas para mudar esse cenário, como o investimento em energia renovável e em carros elétricos. Como consequência, de 2018 para 2019, o nível de poluição na China sofreu uma queda de 20%.

  • ‘Nenhuma empresa séria de petróleo vai querer essas áreas’
    ‘Nenhuma empresa séria de petróleo vai querer essas áreas’
    Duração: 08min | 10/10/2019

    Sérgio Abranches fala sobre o leilão do petróleo e a inclusão de áreas que trazem perigo para o arquipélago de Abrolhos. "A melhor notícia é que as empresas não quiseram entrar numa fria dessas", avalia. Segundo o comentarista, o risco é alto demais e tem outras áreas, com risco mais baixo, que são mais interessantes.

  • A Amazônia tem valor que transcende o país
    'A Amazônia tem valor que transcende o país'
    Duração: 09min | 08/10/2019

    Sérgio Abranches faz uma análise sobre o Sínodo da Amazônia e o que se pode esperar dessas discussões que vão se prolongar por três semanas. 'O Sínodo vai discutir soluções concretas para dar mais sustentabilidade para a região Amazônica como um todo'. Ele acrescenta que a gente tem que considerar do que boa parte do que está se dizendo lá diz respeito a nós, a nossa Amazônia. Ao contrário do que diz o presidente Bolsonaro, não se trata de uma questão da soberania da Amazônia, o que está se discutindo é a importância global da Amazônia.

  • Queimadas levam a perdas de vidas e gastos com saúde pública
    'Queimadas levam a perdas de vidas e gastos com saúde pública'
    Duração: 09min | 03/10/2019

    Sergio Abranches comenta o mapeamento realizado pela Fiocruz que mostra as consequências das queimadas na saúde das crianças das regiões afetadas. 'Isso vem de longe. Boa parte da mecanização da lavoura se deveu aos efeitos danosos na saúde das pessoas. Ela acabou se tornando compulsória'. Analista destaca que, em alguns lugares, a internação de crianças aumentou nada menos que cinco vezes. 'E as manifestações dos governos diante desse cenário são espantosas', critica, para emendar: 'Este governo é muito limitado na sua visão de mundo'.

  • Onda verde: esse avanço na Europa vai nos permitir enfrentar essa emergência climática
    Onda verde: 'esse avanço na Europa vai nos permitir enfrentar essa emergência climática'
    Duração: 07min | 01/10/2019

    Sérgio Abranches fala sobre o avanço da onda verde na Europa. O Partido Verde já tinha começado o avanço nas eleições para o Parlamento Europeu. Hoje, eles têm uma representação significativa, com muita consistência no voto. 'Eles são o fiel da balança no Parlamento'. Abranches acrescenta que essa nova onda verde vai sendo consolidadas por movimentos, como o de Greta Thunberg.

  • Licenciamento ambiental é necessário para meio ambiente e para investidores
    'Licenciamento ambiental é necessário para meio ambiente e para investidores'
    Duração: 11min | 26/09/2019

    Sérgio Abranches analisou a fala do novo procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre a importância de destravar licenciamento para desenvolvimento da economia. O comentarista afirmou que estar conforme indicações do Ibama dá segurança jurídica ao investidor. 'A falta de conformidade com regras pode gerar conflitos futuros', diz Abranches.

  • Perdeu a chance de fazer discurso de grandeza para fazer discurso de campanha doméstica
    'Perdeu a chance de fazer discurso de grandeza para fazer discurso de campanha doméstica'
    Duração: 06min | 24/09/2019

    Sérgio Abranches faz uma avaliação geral da fala de Bolsonaro na ONU: 'foi um discurso agressivo, ideológico, contraditório. Um discurso que deixa o Brasil mal. Ele levou problemas domésticos para um fórum internacional'. Abranches ainda chama atenção sobre a fala preconceituosa do presidente em relação aos indígenas. 'Eles não são obrigados a viver como homens das cavernas, como ele diz, fala que é preconceituosa por sí'. No discurso, Bolsonaro afirmou que 'acabou o monopólio do senhor Raoni', em relação a um dos maiores símbolos da luta indígena no país e no mundo.

  • A presença do presidente Bolsonaro hoje na ONU é protocolar
    'A presença do presidente Bolsonaro hoje na ONU é protocolar'
    Duração: 10min | 24/09/2019

    Sérgio Abranches diz que a Cúpula do Clima serve de baliza para as discussões na Assembleia-Geral da ONU, que começa hoje. ‘Nós já vivemos uma emergência climática, a questão agora é saber qual a gravidade que nós estamos dispostos a enfrentar na mudança no clima’. Ele acrescenta que a ideia de que a mudança climática é ‘mimimi’ começou no governo dos Estados Unidos e agora entrou no governo brasileiro. 'Hoje quando o presidente Bolsonaro falar na ONU, se ele resolver dizer que o Brasil tem políticas exemplares na área ambiental, ele não será levado a sério'.

  • Atitude do governo nos isola e investimento de maior qualidade não virá para o Brasil
    'Atitude do governo nos isola e investimento de maior qualidade não virá para o Brasil'
    Duração: 12min | 19/09/2019

    Sérgio Abranches explica que falta de cuidado com o meio ambiente tende a afugentar investidores estrangeiros, que se preocupam cada vez mais com questões ecológicas. 'Países que recuam na postura de maior consciência ambiental estão ficando fora do jogo', avalia. Para ele, críticas internacionais às queimadas na Amazônia já são exemplo disso.

  • Qualquer tipo de dependência energética é ruim para o país
    'Qualquer tipo de dependência energética é ruim para o país'
    Duração: 09min | 17/09/2019

    Sérgio Abranches comenta o cenário de crise internacional após os ataques a uma gigante do petróleo na Arábia Saudita. A crise mostra a dependência do mundo inteiro aos humores do mercado do combustível fóssil. 'É uma produção que está sempre sob risco, principalmente se for em uma área conflagrada, como é o Oriente Médio, com governos autocráticos e com conflitos entre si'. Ele pondera, no entanto, que existe um lado positivo com toda esta crise. 'Cria-se mais oportunidade de investimento em energia renovável'.

  • Maior parte dos incêndios no cerrado é causado pelo homem e propagado pelo clima
    'Maior parte dos incêndios no cerrado é causado pelo homem e propagado pelo clima'
    Duração: 11min | 12/09/2019

    Sérgio Abranches analisa as perdas no cerrado enquanto as atenções estão voltados para Amazônia. O comentarista afirma que é 'raríssimo' ter fogo espontâneo no bioma brasileiro.

  • Amazônia: a situação tende a normalizar diante de um quadro totalmente anormal
    Amazônia: 'a situação tende a normalizar diante de um quadro totalmente anormal'
    Duração: 09min | 10/09/2019

    Sérgio Abranches analisa a declaração do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, durante um evento em São Paulo. Ele minimizou a crítica feita por Michelle Bachelet sobre as queimadas na Amazônia. 'A declaração do ministro não tem sentido. Nada está sob controle. As queimadas estão queimando. O desmatamento aconteceu'. Ele acrescenta que a tendência é o governo colocar a culpa sempre nas administrações anteriores.

  • 46% das áreas queimadas na Amazônia deveriam ser protegidas pelo Governo Federal
    46% das áreas queimadas na Amazônia deveriam ser protegidas pelo Governo Federal
    Duração: 05min | 05/09/2019

    Sérgio Abranches analisa dados do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia sobre os índices de queimadas. O comentarista constatou que 25% dos focos foram registrados em terras indígenas e 21% em unidades de conservação.

  • O Cerrado e a Amazônia têm funções ambientais muito importantes para o país
    'O Cerrado e a Amazônia têm funções ambientais muito importantes para o país'
    Duração: 11min | 03/09/2019

    Sérgio Abranches fala sobre os desdobramentos das queimadas na Amazônia. 'A Floresta segue pegando fogo e, evidentemente, o governo não está preparado para atuar em todas as áreas importantes'. Ele acrescenta que essa queimada compromete uma das funções mais fundamentais do Cerrado, que é de ser o manancial do Brasil. 'O Cerrado é a fonte de água'.

  • Perda de biodiversidade e gasto com saúde são prejuízos imediatos das queimadas
    Perda de biodiversidade e gasto com saúde são prejuízos imediatos das queimadas
    Duração: 08min | 29/08/2019

    Sérgio Abranches analisa as consequências negativas dos altos índices de desmatamento e queimadas. O comentarista acredita que os hospitais das áreas afetadas pela fumaça sofrem com superlotação por causa de ocorrência de problemas respiratórios.

Informações: