Um Pulo Em Paris - Adriana Moysés E Silvano Mendes

Um Pulo Em Paris - Adriana Moysés E Silvano Mendes

Sinopse

Direto da redação da Rádio França Internacional em Paris, as novidades e curiosidades de um dos lugares mais visitados do mundo.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Deputados franceses aprovam projeto piloto autorizando o uso da maconha medicinal
    Deputados franceses aprovam projeto piloto autorizando o uso da maconha medicinal
    Duração: 08min | 25/10/2019

    Adriana Moysés explica que a experiência médica será realizada com três mil pacientes ao longo de dois anos no tratamento de algumas doenças graves. Segundo ela, por enquanto, esse projeto de lei não autoriza o plantio do cannabis na França. O cultivo da planta ainda é polêmico no país e ainda vai continuar proibido.

  • A expectativa é de que a passagem de Bolsonaro pela China confirme o pragmatismo
    'A expectativa é de que a passagem de Bolsonaro pela China confirme o pragmatismo'
    Duração: 05min | 23/10/2019

    Maria Cristina Fernandes, que está na China, acompanha a viagem de Bolsonaro pelo país. Segundo ela, o presidente terá uma recepção prestigiada para um presidente que se elegeu com a retórica anti-China. Mas, tudo isso parece ter sido relevado porque o presidente será recebido pelas três lideranças políticas do país. Ele é o sétimo presidente brasileiro a visitar a China.

  • Naturistas participam de campeonato internacional de natação em Paris
    Naturistas participam de campeonato internacional de natação em Paris
    Duração: 10min | 18/10/2019

    Silvano Mendes fala sobre o campeonato que será realizado amanhã, em uma piscina municipal da capital francesa. O evento, organizado pela Federação Naturista Internacional, acontece uma vez por ano em cidades variadas. A competição está na 48ª edição, com 300 participantes de 16 federações do mundo. No final do dia, acontece a entrega de medalhas e um jantar de gala. 'A única peça aceita na piscina é uma touca de borracha', conta.

  • As ações do movimento ecologista Extinction Rebellion em Paris
    As ações do movimento ecologista Extinction Rebellion em Paris
    Duração: 08min | 11/10/2019

    Silvano Mendes fala sobre o movimento ecologista Extinction Rebellion. O ato começou no Reino Unido como um movimento de desobediência civil, mas de luta por causas ecológicas e contra o aquecimento do planeta. O grupo tem integrantes em 56 países. Na semana passada, o Extinction Rebellion decidiu lançar uma onda de protestos em vários países, inclusive, na França. Centenas de manifestantes ocuparam durante 17 horas um shopping em Paris. Em outros atos, os organizadores ocuparam ruas e lojas.

  • Paris realiza virada cultural com atrações insólitas
    Paris realiza 'virada cultural' com atrações insólitas
    Duração: 10min | 04/10/2019

    Na noite de sábado para domingo, será realizada uma corrida pelas galerias do Louvre, bem como a transformação de toda uma via expressa em instalação artística. No entanto, a 'virada cultural' é criticada por especialistas que defendem que a arte não se misture com nenhum outro assunto. 'O diretor artístico artístico dessa virada cultural está colocando o dedo em muitos aspectos polêmicos', avalia Adriana Moysés.

  • Ativistas colam cartazes em muros para denunciar casos de feminicídio em Paris
    Ativistas colam cartazes em muros para denunciar casos de feminicídio em Paris
    Duração: 08min | 27/09/2019

    Silvano Mendes fala sobre a campanha contra o feminicídio em Paris, na França. É uma campanha formada por uma série de cartazes denunciando crimes verídicos. Também há frases reivindicativas e de cunho político. Os cartazes são colados em muros de prédios públicos e de bairros residenciais.

  • Estudantes franceses faltam às aulas para protestar contra as mudanças climáticas
    Estudantes franceses faltam às aulas para protestar contra as mudanças climáticas
    Duração: 08min | 20/09/2019

    Os franceses aderiram à 'greve pelo clima', liderada pela ativista sueca Greta Thunberg. Esta foi a segunda vez que os jovens saíram às ruas para apoiar o movimento. Adriana Moysés explica que o poder público francês não tem feito muito para atender às reivindicações dos manifestantes. Agora, estudantes prometem se unir a sindicalistas para promover protestos ainda maiores.

  • Eleição em Israel pode influenciar conflito diplomático com o Irã
    Eleição em Israel pode influenciar conflito diplomático com o Irã
    Duração: 12min | 19/09/2019

    'Para Israel, o Irã é a principal ameaça', comenta Adriana Carranca. Ela explica que formação de novo governo israelense será importante para definir os rumos da crise internacional envolvendo o Irã, país acusado de atacar uma refinaria saudita. Possível denúncia contra Trump e expectativas para Assembleia Geral da ONU também são assuntos do comentário de hoje.

  • Greve no transporte público contra a reforma da Previdência gera caos em Paris
    Greve no transporte público contra a reforma da Previdência gera caos em Paris
    Duração: 09min | 13/09/2019

    Sylvano Mendes disse que ‘é a maior greve do metro dos últimos 12 anos na capital’. Das 16 linhas de metrô de Paris, dez não funcionaram. Outras quatro linhas tiveram o serviço limitado. Motoristas de ônibus também aderiram ao movimento. As opções de transporte ficaram bem restritas. O dia foi lucrativo para motoristas de táxi e de Uber.

  • Discurso de Ernesto Araújo é típico de quem não tem conteúdo algum para dividir
    Discurso de Ernesto Araújo é 'típico de quem não tem conteúdo algum para dividir'
    Duração: 10min | 12/09/2019

    Em uma palestra nos Estados Unidos, ministro das Relações Exteriores atacou o que chama de 'climatismo', afirmou que 'justiça social é um pretexto para ditadura' e criticou pensadores como Foucault, Lacan e Rosa Luxemburgo. Para Adriana Carranca, declarações não fazem sentido e provocam espanto. 'O Brasil tem atraído muita atenção internacional, mas muito negativamente', avalia.

  • Governo francês lança campanha de combate à violência contra a mulher
    Governo francês lança campanha de combate à violência contra a mulher
    Duração: 09min | 06/09/2019

    A secretaria de promoção da igualdade do país vai realizar 91 conferências para discutir e conscientizar sobre o problema. Apesar da iniciativa, Adriana Moysés conta que casos recentes mostram que ainda há falhas nos sistemas de proteção à mulher. Para ela, os maiores obstáculos para as vítimas são a má vontade e a falta de treinamento de policiais.

  • Até aliado de direita e adversário de Bachelet no Chile é contra fala de Bolsonaro
    'Até aliado de direita e adversário de Bachelet no Chile é contra fala de Bolsonaro'
    Duração: 09min | 05/09/2019

    Adriana Carranca analisa a repercussão da declaração do presidente brasileiro sobre morte do pai da comissária da ONU na ditadura chilena. A comentarista afirma que o episódio mostra que o governo desconhece história e é despreparado em relações internacionais.

  • França terá 250 mil jovens nas escolas envolvidos em projetos de sustentabilidade
    'França terá 250 mil jovens nas escolas envolvidos em projetos de sustentabilidade'
    Duração: 08min | 30/08/2019

    Adriana Moysés fala sobre como é a educação para a sustentabilidade na França. 'A escola pública já educa para a sustentabilidade, mas não o suficiente'. O ministro da Educação decidiu este ano ampliar experiência testada em algumas escolas da rede pública. Todas as classes do ensino médio irão eleger daqui para frente um representante de turma para projetos ecológicos.

  • Se a rainha recusasse a suspensão do parlamento, isso poderia desencadear outra crise
    'Se a rainha recusasse a suspensão do parlamento, isso poderia desencadear outra crise'
    Duração: 10min | 29/08/2019

    Adriana Carranca analisa o pedido de suspensão do parlamento feito pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson. O objetivo é que os deputados não interfiram no Brexit, mesmo que não haja acordo. Carranca afirma que decisão é 'no mínimo estranha', mas não ilegal.

  • Muita gente considera a Amazônia como um assunto planetário
    'Muita gente considera a Amazônia como um assunto planetário'
    Duração: 10min | 23/08/2019

    Adriana Moysés fala sobre as queimadas na Amazônia e a manifestação em frente à embaixada brasileira em Paris. A ação foi uma resposta às declarações de Bolsonoro que insinuou que as ONGs poderiam estar por trás das queimadas. O público era variado. Macron convocou uma reunião de emergência do G7 neste fim de semana para discutir os incêndios na Amazônia.

  • Queimadas na Amazônia assustaram especialistas de todo o mundo
    'Queimadas na Amazônia assustaram especialistas de todo o mundo'
    Duração: 12min | 22/08/2019

    Jornais e programas de TV estrangeiros mostraram preocupação em relação ao assunto. Artistas de todo o mundo, como Leonardo DiCaprio e Gisele Bündchen também se engajaram pela proteção da região. Uma série de protestos está marcada para acontecer na próxima sexta na frente de embaixadas brasileiras.

  • Juro imobiliário na França atinge o valor mais baixo em 70 anos
    Juro imobiliário na França atinge o valor mais baixo em 70 anos
    Duração: 09min | 16/08/2019

    Adriana Moysés analisa o sistema de crédito no pais. A comentarista afirma que o empréstimo com bancos franceses quase não tem custo porque o acréscimo do seguro também é baixo.

  • Polarização na sociedade argentina dificulta possibilidade de Macri virar o jogo
    Polarização na sociedade argentina dificulta possibilidade de Macri virar o jogo
    Duração: 08min | 15/08/2019

    Adriana Carranca comenta as prévias eleitorais no país vizinho. 'O atual presidente vai tentar alegar que os problemas como a recessão econômica são anteriores [ao seu mandato]', diz.

  • Lei contra assédio sexual na França pune dois criminosos por dia em um ano
    Lei contra assédio sexual na França pune dois criminosos por dia em um ano
    Duração: 09min | 09/08/2019

    Quem for pego em flagrante cometendo assédio ou agressão contra mulheres nas ruas ou em transportes públicos vai ter que pagar multa de até R$ 6.500. Mais de 700 casos foram registrados. As autoridades francesas acreditam que o número pode crescer com o passar dos anos.

  • Discurso do suspeito de massacre parece com a retórica de Trump
    'Discurso do suspeito de massacre parece com a retórica de Trump'
    Duração: 13min | 08/08/2019

    Adriana Carranca analisa os dois atentados que mataram 31 pessoas no final de semana passado nos Estados Unidos. Um dos autores classificou a atitude como uma resposta a 'invasão' hispânica no país. O presidente norte-americano também usou o mesmo termo para se referir a refugiados.

  • Briga entre governo francês e Amazon prejudica pequenos fornecedores
    Briga entre governo francês e Amazon prejudica pequenos fornecedores
    Duração: 08min | 02/08/2019

    França vai começar a cobrar uma taxa de impostos de 3% do Google, da Apple, do Facebook e da Amazon (GAFA). As quatro empresas comercializam seus produtos no país europeu, mas pagam impostos em outras nações. A Amazon afirmou que não concorda com a medida e que vai repassar o valor aos fornecedores.

  • Brasil ganha título de aliado preferencial dos EUA. E aí?
    Brasil ganha título de aliado preferencial dos EUA. E aí?
    Duração: 10min | 01/08/2019

    Adriana Carranca comenta o título concedido ao Brasil pelos EUA de 'aliado preferencial extra-Otan'. A pergunta que se tem que fazer é: o que o país ganha com isso? A classificação significa que o Brasil, agora, se aproxima dos EUA na área militar e de defesa. Facilita, por exemplo, a compra de armas sem taxa e parcerias em programas de treinamento militar, etc.

  • Parlamento francês tenta endurecer leis de trânsito
    Parlamento francês tenta 'endurecer' leis de trânsito
    Duração: 08min | 26/07/2019

    Enquanto o Brasil discute reforma que tornaria leis de trânsito mais brandas, o parlamento francês debate o endurecimento dessas regras. No país, as leis de trânsito já são bastante rigorosas, mas três quartos da população é favorável ao projeto que aumenta a punição para os motoristas que cometem infrações.

  • Boris Johnson assumiu confiante, mas não tem a vantagem para negociar o Brexit
    Boris Johnson assumiu confiante, mas não tem a vantagem para negociar o Brexit
    Duração: 09min | 25/07/2019

    O novo primeiro-ministro do Reino Unido prometeu fechar o acordo de saída da União Europeia antes do prazo e assumiu com discurso nacionalista, mas não se sabe como vai enfrentar a comissão europeia nem como vai passar pelo parlamento, onde ele não tem a maioria.

  • As curiosidades do primeiro cemitério ecológico de Paris
    As curiosidades do primeiro cemitério ecológico de Paris
    Duração: 10min | 19/07/2019

    Adriana Moysés diz que a iniciativa representa uma mudança cultural importante na França em relação ao enterro tradicional e a cremação, considerados poluentes. É uma mudança que mexe com hábitos enraizados. A inauguração vai acontecer em setembro. 'A esperança é que a moda pegue e surjam outros pela cidade'. Os túmulos tradicionais e jazigos subterrâneos vão desaparecer, por serem vistos como uma agressão à natureza. A prática de embalsamamento de corpos será proibida. Os caixões também serão especiais.

  • ‘O que um embaixador precisa não é ser amigo do presidente’
    ‘O que um embaixador precisa não é ser amigo do presidente’
    Duração: 13min | 18/07/2019

    Adriana Carranca comenta a decisão de Jair Bolsonaro de indicar seu filho para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos. Ela pontua que a função de um embaixador é defender os interesses do seu país e dialogar bem com todos os países e não se sujeitar aos interesses estrangeiros. Para ela, não existem evidências de que Eduardo Bolsonaro seria um bom representante.

  • Ministro francês da Ecologia é acusado de uso indevido de dinheiro público
    Ministro francês da Ecologia é acusado de uso indevido de dinheiro público
    Duração: 09min | 12/07/2019

    François de Rugy disse que não pretende renunciar. Ele é alvo de várias críticas desde que um site de investigação jornalística revelou que ele vive uma verdadeira vida de luxo. Fotos mostram jantares com lagostas e garrafas de vinhos de mais de 500 mil euros, o equivalente a R$ 2 mil a garrafa.

  • Estados Unidos farão operação para deter milhares de imigrantes sem documentos
    Estados Unidos farão operação para deter milhares de imigrantes sem documentos
    Duração: 14min | 11/07/2019

    Ação está planejada para o próximo domingo e agentes vão atuar em todo o país. As pessoas encontradas sem documentos serão levadas para centros de detenção de imigrantes, que foram identificados com superlotação na última semana.

  • Hipódromo mais antigo de Paris já virou lugar da moda na cidade
    Hipódromo mais antigo de Paris já virou lugar da moda na cidade
    Duração: 09min | 05/07/2019

    O local passou por reformas por dois anos e reabriu no ano passado com nova proposta: deixar de ser um gueto de gente rica e democratizar o acesso.

  • Não dá para compreender essa veneração que presidente tem a Trump
    'Não dá para compreender essa veneração que presidente tem a Trump'
    Duração: 11min | 04/07/2019

    Na última quarta, Jair Bolsonaro participou de um evento em comemoração à independência americana, na embaixada dos Estados Unidos, em Brasília. Para Adriana Carranca, governo de Bolsonaro é 'ultra-ideológico'.

Informações: