Chile, Allende E Eu: Memórias De Antes, Durante E Depois Do Golpe Militar

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O regime militar imposto em meu país não fez de nós, imigrantes, menos chilenos. Muito pelo contrário: nos fez querer e amar muito mais nossa pátria e nossa gente.
Toda vez que voltamos ao Chile, deleitamo-nos com os mais mínimos detalhes que a terra abandonada nos brinda.
As particulares belezas de cada uma das regiões, o Norte, o Centro, o Sul, tudo nos é maravilhoso. No exílio, não deixamos de amar nossa pátria. Aprendemos a querê-la muito mais. Estando fora dela, percebemos tudo de bom que deixamos para trás.
Viemos ao Brasil para ficar somente dois anos, porém, quando percebemos, 17 anos já tinham se passado. Casaram-se nossos filhos. Formaram novas famílias em terras estrangeiras. Tiveram seus filhos. Nossas raízes formaram outras raízes.
Agora são outros tempos. Os povos cansaram-se dos governos opressores e dos políticos oportunistas. Não foram os governos militares, autoritários nem os civis oportunistas que tiraram da miséria os povos de América Latina.
O Chile foi uma experiência para o mundo. Durante anos, foi exemplo de democracia. Perdeu-a. Recuperou-a, porém o povo teve que pagar um preço muito alto por tudo isso.
O autor